O que causa dor de dente: Conheça os Sintomas e Tratamentos

Ela pode chegar de repente e ser insuportável, por isso saber o que causa dor de dente é tão importante para que você consiga tratá-la o mais rápido possível.

Vamos te explicar como aliviar a dor de dente, o que é bom para saná-la e como, efetivamente parar a dor de dente. Para isso, é necessário compreender qual é a sua origem, onde exatamente está doendo e quais os tratamentos recomendados.

Por que o dente dói?

As causas mais comuns são, por exemplo:

• Cáries;
  • Inflamações na gengiva;
  • Sensibilidade devido às raízes expostas, retração gengival;
  • Dentes inflamados;
  • Bruxismo;
  • Fraturas.

Cáries

Muita gente cresce escutando sobre não comer muitos doces para não ter cáries. A orientação é de cunho popular, mas baseada em como as bactérias agem nos dentes.

Entende-se por cárie um grupo de placas, que também é conhecido como biofilme, formado por bactérias que se “alimentam” dos açúcares presentes nos restos dos alimentos.

Além do açúcar puro, comidas ricas em carboidratos também contribuem para a formação do problema dentário. A higienização correta de todos os dentes é o melhor caminho para prevenção.

Inflamação na Gengiva

Nesse caso, nem sempre há dores, mas há sinais evidentes de inflamação quando você percebe que sua gengiva está inchada, sangra e você pode sentir dores ao mastigar.

Há dois problemas comuns que afetam a gengiva: Gengivite e Periodontite.

Gengivite

A Gengivite pode ter várias causas, uma das mais comuns é o acúmulo de placa, que estimula o aparecimento da doença periodontal. No entanto, ela também pode ter correlação com algumas doenças, mudanças hormonais, genética, bem como o uso de medicamentos e hábitos incorretos durante a escovação.

Trata-se de uma inflamação que atinge diretamente a gengiva do indivíduo. Ela pode apresentar sensibilidade, inchaço e um dos sinais mais recorrentes é o de ter sangramento durante a escovação.

Para preveni-la, recomenda-se o uso de:

• Escova elétrica ou de cerdas macias ao menos duas vezes por dia;
  • Creme dental com flúor,
  • Enxaguante bucal e fio dental.

Além disso, a consulta com um dentista garante uma avaliação assertiva para o tratamento mais adequado.

Quando não é tratada, a doença bucal pode evoluir para Periodontite.

Periodontite

É uma doença grave que pode causar a perda dos dentes. No entanto, com as tecnologias existentes é possível tratá-la e tentar recuperar a estrutura dos dentes com meios artificiais.

A periodontite não causa problemas apenas nos dentes. Ela pode evoluir ao ponto de prejudicar o funcionamento do coração e do pulmão.

Uma de suas características é o de causar a dor de dente, bem como produz mau hálito, gengivas inchadas, entre outros sintomas.

Sensibilidade nos Dentes

Uma dor que gera aflição em muita gente é aquela causada pela sensibilidade ao ingerir alimentos quentes ou frios.

A origem do problema pode ser diversa, uma delas é da polpa do dente ter sido atingida por uma cárie tão profunda que tornou o quadro irreversível. Nesses casos, o dentista é o profissional apto a fazer um tratamento para tentar salvar o dente.

Dente inflamado

A principal orientação, nesse caso, é o de não tentar nenhuma solução caseira, pois somente um dentista pode indicar o que é melhor a ser feito. Lembre-se que a internet está cheia de pessoas que passam dicas errôneas e ao segui-las, você coloca em risco a própria saúde.

O dente inflamado, geralmente, provoca uma intensa dor e pressão, além do inchaço na gengiva e uma sensibilidade ao toque.

Todos esses sintomas podem ter relação com o abscesso (infecção gerada por uma bactéria que consegue atingir tanto o dente quanto a gengiva). No entanto, outras origens precisam ser analisadas, pois nem toda inflamação vem acompanhada de infecção.

Bruxismo

O Bruxismo é um transtorno (e um hábito para funcional) em que a pessoa, de forma insconciente, passa a apertar ou ranger o dentes, principalmente no período de sono. O resultado é o desgaste dos dentes, bem como pode provocar exposição da dentina e gera dores nos dentes, músculos, cabeça, pescoço, ombros, articulação temporo mandibular ATM.

Fraturas

As fraturas dos dentes podem ser provocadas por causa de uma queda, uma pancada na boca, um alimento muito duro ou até mesmo ser consequência do Bruxismo.

Essa rachadura também pode provocar dores nos dentes. Para saná-las, consulte um dentista para analisar o seu caso.

Tratamentos recomendados para dor de dente

Ao longo do texto, você percebeu que indicamos a busca por um dentista para avaliar os diversos casos de problemas dentários. Insistimos nessa informação por ela ser a melhor forma de solucionar o seu problema.

O profissional consegue evitar infecções, remover bactérias, realizar procedimentos para salvar os dentes e devolver a tranquilidade para não sentir mais dores no dente, elevar a autoestima pelas correções e proporcionar mais qualidade de vida.

Remédio caseiro para dor de dente?

É muito comum encontrar pessoas que não vão ao dentista por medo, por isso, buscam alternativas para passar a dor. No entanto, os métodos caseiros são extremamente perigosos, já que a pessoa, sem os conhecimentos técnicos, pode agravar e piorar a situação.

Você só vai ter certeza sobre o que é bom para a dor de dente quando consultar um profissional, pois ele é quem sabe como tratar corretamente e sanar o problema.