Rua Vergueiro, 1.353 - Conj. 505/506 - Metrô Paraíso, São Paulo - SP | Edifício Top Towers Offices - Torre Norte
Horário de Atendimento: Seg. a Sex. das 8h às 22h | Sáb. das 9h às 14h

Tratamentos Odontológicos

Conheça nossos tratamentos

Tratamento Odontológico em Pacientes Oncológicos

O atendimento odontológico em pacientes oncológicos é essencial em todas as fases de tratamento.

Isso porque, a abordagem contra o câncer é feita através da quimioterapia, da radioterapia e da cirurgia isoladamente, ou através da associação de duas modalidades.

E, embora os protocolos de tratamento tenham se desenvolvido significativamente nas últimas décadas é muito comum a presença de efeitos colaterais que diminuem a imunidade dos pacientes, deixando-os suscetíveis a um maior risco de contrair infecções que podem até levar a interrupção do tratamento.

É por isso que a Odontologia está inserida no tratamento multidisciplinar desses pacientes através da promoção da saúde bucal em todas as fases de tratamento antineoplásico.

Como é feito o atendimento odontológico em pacientes oncológicos?

Protocolo odontológico: Antes do tratamento contra o câncer

Antes do início da quimioterapia e/ou radioterapia, o atendimento odontológico em pacientes oncológicos deverá ser avaliado pelo cirurgião dentista que fará o controle da placa bacteriana e raspagem das raízes, resolução dos dentes cariados, possíveis necessidades de tratamento de canal e extrações daqueles dentes que não permitem nenhum tratamento.

Igualmente importante será também a orientação para correta higienização dental através de escovas com cerdas macias, cremes dentais mais suaves e soluções antissépticas para bochechos sem a presença de álcool.

Protocolo odontológico: Durante o tratamento contra o câncer

Além disso, durante o tratamento contra o câncer, o profissional de odontologia deverá atentar-se ao aparecimento de qualquer alteração na saúde bucal do paciente, como as inflamações da mucosa bucal, conhecidas como “mucosite”, que podem evoluir para ulcerações muito perigosas e, em certos casos, pode colocar em risco a continuidade do tratamento contra o câncer.

Também são comuns nessa fase as infecções oportunistas por fungos e/ou vírus devido à queda da resposta imunológica do organismo. A diminuição do fluxo salivar e a perda do paladar também podem ser esperadas.

Protocolo odontológico: Depois do tratamento contra o câncer

Após o término do tratamento oncológico é de suma importância que o paciente continue a visitar o cirurgião dentista com frequência.

Isso porque, alguns efeitos colaterais podem ter seu efeito prolongado principalmente onde a radioterapia em região de cabeça e pescoço foi aplicada.

Entre os sintomas, podemos citar o aumento no aparecimento de cáries, diminuição do fluxo salivar – que pode se tornar permanente -, diminuição da abertura de boca causando dificuldade na higienização, e aumento de problemas na gengiva, tais como a Gengivite ou a Periodontite.

Portanto, o cirurgião dentista deve ser um profissional de saúde muito presente nesse momento na vida dos pacientes. Assim como deve ser inserido na equipe multidisciplinar.

Ademais, o profissional deve estar familiarizado com os protocolos antineoplásicos que serão aplicados e intervir rapidamente na promoção de saúde e qualidade de vida dos pacientes.