Rua Vergueiro, 1.353 - Conj. 505/506 - Metrô Paraíso, São Paulo - SP | Edifício Top Towers Offices - Torre Norte
Horário de Atendimento: Seg. a Sex. das 8h às 22h | Sáb. das 9h às 14h

Tratamentos Odontológicos

Conheça nossos tratamentos

Endodontia

A Endodontia é a especialidade responsável por tratar dos problemas relacionados a parte interna do dente, a dentina e a polpa dentária.

Dentina

A dentina é o tecido duro, localizado logo abaixo de esmalte dental, na porção coronária e por toda a raiz, onde é recoberta por uma camada externa de um tecido chamado cemento.

Veja figura. (foto).

dentina

Polpa Dentária

A polpa dentária é o tecido onde estão o nervo, vasos sanguíneos e células. É um tecido que não possui uma capacidade de defesa muito eficiente. Portanto, quando ela é atingida por uma cárie profunda, quando o dente sofre um trauma ou fratura, ou até mesmo quando o paciente apresenta uma doença periodontal avançada, ocorre uma inflamação e ela deverá ser removida através de um procedimento denominado pulpectomia.

Se por algum motivo esta polpa inflamada não for retirada, ela evolui para uma necrose tecidual que é popularmente conhecido como necrose pulpar ou dente necrosado.

Como funciona o tratamento de Endodontia?

Diante dessa situação, o Endodontista, cirurgião-dentista especialista em tratamento de canal, deverá proceder com a remoção do tecido inflamado e/ou infectado, descontaminar toda a superfície interna do dente e promover o selamento desse espaço, antes ocupado pela polpa dentária, para que não haja mais possibilidade de nova contaminação. Além disso, o dente estará apto a receber o tratamento restaurador mais adequado a cada caso.

Todas essas etapas descritas acima requerem uma extrema destreza e conhecimento por parte do endodontista.

Tecnologia empregada no tratamento endodôntico

O domínio das avançadas tecnologias  facilitam o diagnóstico e a execução do tratamento de canal.

Diferentemente de outras épocas, o arsenal disponível ao endodontista permite realizar o tratamento de canal com segurança, rapidez e praticamente indolor.

Aqui, na W ODONTO, oferecemos os mais modernos equipamentos e seguimos os protocolos propostos pela Associação Americana de Endodontia para que nossos clientes recebam o que há de mais atual em tratamento de canal:

  • A instrumentação mecanizada dos canais radiculares;
  • O uso do ultrassom para o controle do desgaste das estruturas dentais e a potencialização  das soluções irrigantes antimicrobianas;
  • Localizadores apicais que determinarão o real comprimento de todo o canal radicular;
  • O uso de radiografias digitais;
  • Microscópio operatório.

Deste modo, o tratamento endodôntico alcança índices de sucesso em praticamente a totalidade dos casos.

Período de tratamento

O tratamento de canal realizado pelo endodontista pode ser finalizado em uma única consulta, dependendo do correto diagnóstico, destreza profissional e das condições apresentadas pelo dente que receberá a intervenção. Muito diferente das épocas passadas onde o tratamento consumia muitas sessões e geralmente acompanhado de dor.

Apesar de toda a evolução, muitas pessoas ainda levam consigo a ideia de que a dor de dente está associada ao tratamento de canal. Na verdade, a dor está presente devido à inflamação ou infecção previamente instalada. Porém, todo o tratamento é feito sob anestesia local de modo que os sintomas dolorosos sejam aliviados rapidamente.

Medicação para alívio da dor

Após a consulta, o dentista prescreve uma medicação para alívio da dor e combate à infecção, se houver necessidade. Por se tratar de um procedimento cirúrgico, um leve desconforto pode estar presente ao toque ou à mastigação durante poucos dias.

Se você quiser obter mais informações sobre tratamento de canal, preencha o formulário com seus dados e envie sua mensagem.

Você pode também agendar sua consulta via WhatsApp.

VOLTAR

ENVIAR SOLICITAÇÃO DE CONSULTA