Rua Vergueiro, 1.353 - Conj. 505/506 - Metrô Paraíso, São Paulo - SP | Edifício Top Towers Offices - Torre Norte
Horário de Atendimento: Seg. a Sex. das 8h às 22h | Sáb. das 9h às 14h

Tratamentos Odontológicos

Conheça nossos tratamentos

Clareamento Dental

O clareamento dental é um tratamento estético cada vez mais utilizado nos consultórios dentários devido aos excelentes resultados obtidos com o objetivo de ter um sorriso bonito, jovial e saudável.  Trata-se de um procedimento seguro e conservador.

Apesar de sua baixa complexidade na execução, deverá sempre ser feito e supervisionado por um cirurgião-dentista devido ao uso de substâncias que podem agredir os tecidos bucais, se não usadas de maneira correta.

Duas substâncias são mais comumente utilizadas no clareamento dental: o peróxido de hidrogênio e o peróxido de carbamida.

Peróxido de Hidrogênio

O peróxido de hidrogênio a 35% é utilizado no clareamento dentário realizado no consultório odontológico e com a supervisão direta do cirurgião-dentista. O resultado final é obtido após 3 ou quatro aplicações.

Peróxido de Carbamida

O peróxido de carbamida é usado como gel aplicado em moldeiras de  silicone personalizadas, onde o próprio paciente faz a aplicação em casa.  

Uma importante característica dessa modalidade de clareamento caseiro é que a reação química do peróxido de carbamida libera uma porcentagem de oxigênio livre e ureia, que vai contribuir pela diminuição da sensibilidade pós-operatória.

Clareamento Dentário a Laser

Embora seja uma nomenclatura que já está muito popular e difundida entre todos, na verdade o laser tem sido cada vez menos usado no clareamento dental. A luz utilizada e o LED que atuam como catalisadores da reação química e na liberação de oxigênio que quebrará as moléculas dos agentes pigmentantes em partículas menores que serão removidas.

Clareamento a laser sem fonte de luz ou calor

Atualmente, já há no mercado produtos que dispensam a ativação por qualquer tipo de fonte de luz ou calor.

Antes da aplicação do gel sobre o esmalte dentário é necessário que os dentes já tenham sido limpos e polidos para a remoção da placa bacteriana.

Barreira protetora

Uma barreira protetora é colocada sobre o tecido gengival, e os lábios são afastados para evitar contato dos tecidos com o agente clareador.

Muito importante também que os olhos do paciente sejam protegidos com óculos especiais para que não haja a incidência direta da luz sobre os olhos.

Tempo de cada sessão

Cada sessão de aplicação dura, em média, 40 minutos e o resultado final é alcançado após 3 ou 4 consultas.

Clareamento Dentário Caseiro

Essa é a modalidade de clareamento dental mais utilizada e conhecida.  Aqui é feito o molde das arcadas dentárias de onde serão confeccionadas as moldeiras individualizadas de silicone, onde será depositado o gel clareador pelo próprio paciente.

Uso da moldeira com gel

A moldeira com o gel deve permanecer em contato com a superfície dental por 4 horas, no mínimo, diariamente.

A sua utilização deverá ser por 14 dias, em média, dependendo da concentração do gel aplicado, da origem dos pigmentos e da resposta do paciente.

Clareamento Dentário X Sensibilidade dentária

Algum nível de sensibilidade dentária é esperado durante e logo após o procedimento de clareamento dental.  

Os géis aplicados sobre o esmalte dental são ácidos por natureza.  Durante a reação química, o oxigênio liberado irá remover os pigmentos internos e deixarão a superfície dentária mais sensível.

Sensibilidade com o clareamento em consultório

No caso do clareamento dentário feito no consultório com peróxido de hidrogênio, a concentração do gel clareador é maior, o que  aumenta a chance de ocorrer sensibilidade nos dentes.

Sensibilidade com o clareamento caseiro

No clareamento dental caseiro,  o nível de sensibilidade é bem menor, pois o gel clareador tem menor concentração.

Trata-se de um fenômeno passageiro e de rápida solução. Portanto, a supervisão do cirurgião-dentista no clareamento dentário é importante.  Só ele é capaz de avaliar o tipo de gel, a concentração ideal e tempo de aplicação para que o tratamento seja seguro e sem efeitos colaterais.

Clareadores de farmácia ou de internet

Assim, o uso de agentes clareadores comprados em farmácias ou pela internet são perigosos, pois, eles podem ser muito ácidos e abrasivos, o que promove um desgaste da superfície dental ou gengival e podem causar problemas até irreversíveis, devido a falta de acompanhamento profissional.

Indicações e contraindicações  para o Clareamento Dental

Qualquer pessoa em boas condições de saúde geral e bucal pode ser beneficiada pelo clareamento dentário. Para tanto, uma avaliação criteriosa pelo cirurgião-dentista deverá ser realizada.

O profissional indicará o melhor tratamento, levando em conta o tipo de clareamento, a concentração do gel ideal para cada caso e o tempo de tratamento.

Contraindicações do Clareamento Dental

Existem situações onde o clareamento é contraindicado.

Exemplos:

  • Pacientes com gengivas inflamadas;
  • Presença  de placa bacteriana;
  • Dentes com restaurações extensas ou coroas protéticas (onde o gel clareador não atuará);
  • Retrações gengivais;
  • Hábitos alimentares;
  • Fumantes;
  • Grávidas ou lactentes;
  • Fluorose: Quando pacientes fizeram o uso de flúor em grande quantidade, principalmente na infância e adolescência os dentes podem apresentar uma coloração acinzentada. Em casos assim, o clareamento dental pode não ser tão efetivo.
  • Dentes manchados por antibióticos, especificamente por tetraciclinas;
  • Dentes com má formação do esmalte dentário.

Resultados

Muitas pessoas têm a expectativa de ter os seus dentes brancos após o clareamento dental. Infelizmente, não é possível a mudança de cor através dessa modalidade de tratamento estético. Os dentes ficarão mais claros, sim, e o efeito é bem perceptível e agradável.

Alterações dos tons dos dentes

Basicamente, existem 3 cores de dentes: o branco, o amarelo e o cinza (com variações de tonalidade).

O clareamento dental proporcionará a alteração de 2 a 3 tons da cor do dente e com resultados bastante satisfatórios.

Duração do Tratamento

A duração do tratamento dependerá muito do paciente em manter uma perfeita higienização, evitar  o uso de alimentos e bebidas com muito corante e o tabaco.

Desse modo, o efeito dura, em média, 1 ano e meio a 2 anos.

Portanto, o clareamento é um tratamento muito efetivo e seguro na harmonização de um sorriso mais atraente e jovial.

Não há qualquer tipo de desgaste nas estruturas dentárias e pode ser repetido de tempos em tempo, sempre sob observação do cirurgião-dentista.

Agende já sua consulta para uma avaliação!

VOLTAR

ENVIAR SOLICITAÇÃO DE CONSULTA