Como clarear os dentes: Entenda o Clareamento Caseiro e de Consultório

A busca por mais informações sobre como clarear os dentes tem crescido ao longo dos anos, pois cada vez mais aparecem pessoas interessadas em ter um sorriso mais branco e esteticamente mais agradável.

Para que o clareamento dental seja, de fato, eficiente, é necessário compreender como ele funciona, quais são os tipos recomendados e, principalmente, os mitos e verdades sobre o procedimento.

Vamos te ajudar a ter todas essas informações. Para isso, continue a leitura do nosso artigo com dicas para clarear os dentes.

Tipos de clareamento dental

Atualmente, podemos destacar dois tipos de clareamento dental: o clareamento caseiro e o feito em consultório.

Ambos trazem resultados satisfatórios, desde que sejam realizados em conformidade com as normas e leis vigentes, bem como devem ser acompanhados por um dentista com registro ativo no Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Clareamento Dental Caseiro

Quando se fala em clarear os dentes em casa é comum que algumas pessoas pensem que se trata de um procedimento amador em que se utilizam fórmulas mirabolantes para deixar os dentes brancos. No entanto, essa atitude não é recomendada, pois sem os conhecimentos técnicos, você pode causar danos a estrutura do dente.

O clareamento caseiro que estamos falando é feito a partir da orientação e supervisão de um dentista, que disponibiliza moldeira personalizada e as instruções adequadas de qual produto e quantidade apropriada para iniciar o tratamento.

Tempo de uso da moldeira

O paciente passa a utilizar a moldeira  por um período de 3 horas ao dia. Nessa técnica,  o clareamento é mais gradativo.

O tempo de tratamento leva em consideração como cada dente reage, o que varia de pessoa para pessoa. Geralmente, a duração é de 3 a 4 semanas, dependendo da colaboração do paciente.

Clareamento dentário no consultório

A percepção do clareamento é mais visível quando a aplicação é feita no consultório do dentista, pois a substância utilizada tem uma concentração mais forte.

O paciente comparece em dia e hora agendados para que o profissional possa aplicar a substância responsável pelo clareamento.

Duração do tratamento em consultório

Ele sabe exatamente como deixar os dentes mais brancos em sessões que podem durar entre 1 hora e 1h30 min.

O tratamento também é encerrado entre 3 e 4 semana em que é possível avaliar o clareamento com um antes e depois, que demonstrar os resultados reais.

Recomendações

Para que os seus dentes continuem brancos é importante que você siga as seguintes recomendações:

  • Não fume, pois a nicotina amarela os dentes, além de prejudicar a sua saúde e das pessoas que estão por perto enquanto você fuma.
  • Evite o consumo de café, chá preto, vinho, refrigerante, suco cítrico, suco de uva, beterraba, vegetais verde-escuros, entre outros que pigmentam os dentes. Principalmente nas primeiras 48 horas depois do tratamento.
  • Peça ao seu dentista que indique qual creme e enxaguante bucal você pode utilizar para que os componentes deles não prejudiquem o clareamento.

A correta higienização é um indicador que contribui para a saúde bucal, que vai além do fator estético, por isso escove seus dentes após as refeições e utilize fio dental sempre.

Mitos e verdades sobre o clareamento

Todo tratamento estético é cercado por informações desencontradas, que tendem a enganar as pessoas com dados errôneos sobre o assunto.

Fizemos uma breve lista com os principais mitos e verdades sobre o assunto.

Fumantes não devem fazer o clareamento.

Verdade. Se você não deseja parar de fumar, o clareamento dentário não é indicado para você, pois o procedimento fica pouco perceptível, além de o cigarro diminuir a durabilidade do clareamento.  

Dá para fazer o clareamento com problemas dentários.

Mito. Antes de começar o clareamento, se você está com tártaros, placas e problemas na gengiva, precisa sanar esses problemas para só depois começar a clarear os dentes.

O clareamento dentário pode sensibilizar os dentes.

Verdade. Alguns pacientes podem ter sensibilidade ao tratamento, por esse motivo é indispensável o acompanhamento do dentista. O profissional consegue dosar a quantidade da substância e em quais dias aplicá-la. Porem, essa sensibilidade é transitória.

Clareamento com Bicarbonato de Sódio é eficiente.

Mito. O Bicarbonato não é capaz de clarear os dentes, pelo contrário, ele neutraliza as substâncias do clareamento e ainda pode desgastar os dentes.

Ter um sorriso bonito eleva a autoestima e permite que você possa sorrir sem medo.

Agende já a sua consulta! 

VOLTAR

Compartilhe essa notícia

ENVIAR SOLICITAÇÃO DE CONSULTA