O que causa sensibilidade nos dentes?

Bastou ingerir um suco gelado ou um chocolate quente, consumir alimentos ácidos ou doces para sentir desconforto nos dentes? A hipersensibilidade dentinária não é um problema incomum. Segundo pesquisa da marca Sensodyne, 32% dos entrevistados sofrem dessa condição. Mas, então, o que causa sensibilidade nos dentes?

Entenda o que causa sensibilidade nos dentes

A sensibilidade nos dentes ou ainda hipersensibilidade dentinária trata-se de uma condição desagradável. Pode ser desencadeada de muitas maneiras acarretando em dor e dentes sensíveis ao se alimentar. Esse desconforto ocorre, principalmente, quando há o consumo de líquidos em um estado muito quente ou muito frio, assim como a ingestão de doces ou comidas ácidas.

Quando saudável, a camada interna que envolve o nervo, denominada dentina, é revestida em sua totalidade pelo esmalte da coroa, assim como a gengiva por todo seu entorno. Ao longo do tempo, esse revestimento do esmalte dentário pode sofrer desgastes. O que causa a exposição da raiz da dentina.

Dessa forma, os túbulos (poros microscópicos) presentes na dentina e que possuem fluidos e terminações nervosas, ao estarem fora de proteção e em contato com diferentes temperaturas ou outros estímulos, fazem com que o dente fique com sensibilidade, causando dor.

Entre as principais causas dessa exposição da dentina, responsáveis por causar a sensibilidade nos dentes, estão:

Escovação incorreta:

Ao contrário do que muita gente pode pensar, o que causa sensibilidade nos dentes é também a escovação de forma agressiva. Essa escovação pode causar o desgaste do esmalte dos dentes. Para isso, há necessidade de utilização de escova com cerdas adequadas para o tratamento, geralmente sendo indicadas pelo dentista, assim como cremes dentais corretos.

Trauma dentário:

O traumatismo dentário também pode ocasionar a sensibilidade, caso haja fratura e exposição da porção coronária, expondo a polpa dentária, além de problemas no esmalte dentário ou gengivas.

Gengivite:

O acúmulo da placa bacteriana em excesso pode ser causada pela falta de higienização adequada. Dessa forma, ocorre a gengivite, doença periodontal que quando não tratada pode prejudicar o tecido de sustentação dos dentes.

Má alimentação:

A alimentação irregular também pode afetar a sensibilidade dos dentes. Alguns alimentos como o açúcar em geral, chocolate, balas, comidas ácidas e refrigerantes, quando consumidos em excesso, podem causar erosão do esmalte.

Como prevenir a sensibilidade nos dentes

Alguns cuidados podem amparar a prevenção da sensibilidade nos dentes, tais como:

• O primeiro passo para a prevenção é a escovação adequada. Com o auxílio do dentista, escolha a escova e o creme dental mais pertinente para o seu tratamento e realize a escovação diária;
  • Uma alimentação saudável, reduzindo alimentos e bebidas ácidas e doces em exagero também evita os problemas com dentes sensíveis;
  • O cuidado com a higiene bucal deve ser levado a sério, principalmente com o uso do fio dental, que auxilia na eliminação da placa bacteriana;
  • Em especial às crianças, tome cuidado com os traumas dentários em que a dentina fica exposta;
  • Para doenças e problemas de retração gengival, o cuidado é redobrado na higiene bucal.

Tratamento para sensibilidade nos dentes

Apenas um dentista poderá determinar a causa exata da sensibilidade dentária. Dessa forma, ele deverá investigar e determinar qual o melhor tratamento.

Portanto, dependendo da causa, o dentista poderá aplicar flúor para auxiliar na remineralização do esmalte e a dentina. Além disso, há também a aplicação de outros recursos como a laser terapia que ajudam na proteção da superfície do dente. Dessa forma, quando comer e beber for um grande terror para você, procure imediatamente um dentista.