Extração de dente siso: quando fazer?

Você já deve ter sido orientado sobre a extração do dente siso em algum momento da vida, certo? Isso porque, o dente do siso — terceiro e último molar, presente nas laterais do maxilar superior e também do maxilar inferior — começa a surgir entre a adolescência e também o começo da transição para a vida adulta. Entretanto, sua extração é necessária quando apresenta problemas, nascendo parcialmente ou comprometendo a arcada dentária.

Dessa forma, acompanhe o artigo até o final para saber mais sobre a necessidade da extração do siso e suas orientações.

Quando realizar a extração de dente siso?

A indicação de remoção do dente do siso é feita somente por um cirurgião dentista, uma vez que os sisos apresentem riscos para toda a arcada dentária, ao nascerem inclinados, por exemplo, gerando perda do alinhamento e posicionamento, problemas oclusais e até mesmo infecções. Além disso, em alguns casos os sisos não nascem completamente e também podem gerar dor ou inflamação.

Para uma extração melhor, a recomendação é para que a remoção seja realizada antes dos 20 anos. A razão disso é que as raízes dos dentes nesse período estão mais macias e ainda não se formaram por completo, tornando a cirurgia de extração mais prática. No entanto, esta é apenas uma indicação, já que a extração de dente siso pode ser feita em qualquer idade.

É importante mencionar que só não poderá ser realizada a extração caso o paciente apresente muitos problemas de saúde bucal, como inflamações. Nesse caso, o dentista avaliará o tratamento antes da realização da remoção do dente do siso. Portanto, ao primeiro sinal de incômodo, avise o profissional e este analisará o momento certo para a cirurgia.

Como é feita a extração do dente do siso?

A extração de dente é um procedimento cirúrgico que deve ser avaliado e definido por um cirurgião dentista. De modo geral, o profissional deverá aplicar uma anestesia local (ou geral, a depender do caso) e fará um acesso até a posição do dente, a fim de remover os terceiros molares.

A cirurgia só causará mais desconforto conforme a complexidade da extração. Entretanto, os incômodos são aliviados com o passar dos dias. Para isso, basta seguir as indicações do especialista.

Quais os cuidados pós-operatórios?

Antes ou depois da cirurgia de extração, siga sempre as orientações de cuidados do seu cirurgião dentista. Em alguns casos, podem ser prescritos medicamentos que antecedem a remoção ou após o procedimento. Isso porque é bastante comum que o paciente apresente inchaço no rosto ou pescoço, hematomas ou sensibilidade. Portanto, podemos citar os seguintes cuidados após a extração do siso:

  • Além dos medicamentos, faça compressas geladas na região do inchaço;
  • Realize uma dieta leve e priorize os líquidos;
  • Prefira também alimentos gelados ou em temperatura ambiente;
  • Faça uma escovação mais delicada e suave nos primeiros dias de extração;
  • Siga as orientações para a remoção dos pontos e volte no tempo certo ao consultório dentário.

Manter a rotina de cuidados e visitas ao consultório do dentista faz com que a extração dos sisos ocorra no momento certo e com maior facilidade, evitando desconfortos desnecessários. Além disso, qualquer sinal de incômodo nos terceiros molares agende sua consulta para verificar a extração.

VOLTAR

Compartilhe essa notícia

ENVIAR SOLICITAÇÃO DE CONSULTA