Dente com cárie profunda: prevenção e tratamento

A cárie é um dos problemas que mais levam pacientes ao consultório do cirurgião dentista, e quando se trata de dente com cárie profunda, o tratamento é mais urgente para evitar complicações.

As principais queixas envolvem sensibilidade e desconforto. Mas outros sintomas como mau hálito e dor de dente podem aparecer, e esses são os motivos mais comuns para ir ao dentista.

A piora desses sintomas é indicativo de que o dente está com cárie profunda, e que é necessário procurar um profissional da saúde qualificado para realizar o tratamento com maior rapidez, e não comprometer ainda mais a estrutura do dente.

Saiba mais como prevenir e tratar dente com cárie profunda.

O que é cárie dentária?

A cárie dentária é uma doença  causada por bactérias, que se alimentam do açúcar  presente nos alimentos (principalmente a sacarose) e produzem um ácido que irá desmineralizar o dente.

Essa desmineralização começa superficialmente no esmalte dentário,  e pode evoluir, atingindo os tecidos mais profundos do dente, que são a dentina e a polpa.

Origem da dor do dente com cárie

A polpa é o tecido vivo do dente, onde se encontra vasos sanguíneos e nervos. Quando ocorre a contaminação da polpa, isso gera, a princípio, uma inflamação e posterior necrose desse tecido, o que causa muita dor.

Dificuldades para mastigar

O dente com cárie profunda, além de gerar dor, pode atrapalhar na mastigação, o que pode levar à problemas digestivos. Pode evoluir também para processos infecciosos da polpa, podendo levar a uma contaminação da corrente sanguínea pelas bactérias presentes nessa infecção (bacteriemia).

Como a cárie surge?

O dente com cárie pode acometer tanto os dentes de leite em crianças quanto os permanentes em adultos. Desde bebês até os idosos.

O surgimento da cárie no dente, usualmente entendida como a presença de cavidades nos dentes, é uma doença multifatorial, causada por bactérias oportunistas, que se alimentam dos açúcares presentes na dieta alimentar, junto com outros fatores dos componentes salivares, produzindo um ácido que corrói o dente, fazendo com que ele perca cálcio (desmineralização).

Progressão da desmineralização

A progressão desta desmineralização leva a formação de cavidades e o comprometimentos da dentina e da polpa, sendo necessária a obturação dessa cavidade. Em casos mais graves, poderá levar até a extração do dente.

Fatores genéticos que podem causar a cárie

Fatores genéticos podem predispor ao surgimento desta doença, como:

• PH da saliva;
  • Concentração de cálcio;
  • Tipo de bactérias presentes na boca.

Por isso é importante, além de uma boa higienização, ter um acompanhamento periódico de um cirurgião-dentista para avaliação da saúde bucal.

Como prevenir?

Como já dissemos, o dente com cárie profunda, surge com a formação da placa bacteriana (biofilme dental) sobre a superfície dos dentes. Logo, a melhor forma de prevenção é a remoção ou pelo menos a desorganização dessa placa bacteriana.

A higienização deve ser diária e feita com o uso de escova de dente, creme dental e fio dental.

Fio Dental

O uso do fio dental é tão importante quanto o da escova, pois ele ajuda a remover restos alimentares e placa bacteriana entre os dentes.

Escova de dentes

A escova dental não consegue limpar essa região. Por isso, o fio dental é sempre usado antes da escovação.

Creme Dental

O creme dental possui abrasivos que ajudam na limpeza e também o flúor, que age na superfície do dente, servindo como proteção.

Enxaguante bucal

A higienização pode ser finalizada com enxaguantes bucais. Eles são indicados como complemento a limpeza, mas não como substitutos à escova e ao fio dental. Por serem antibacterianos, matam as bactérias, mas não removem a sujeira, o que pode favorecer a formação de nova placa bacteriana.

Cuidados com a alimentação

Os cuidados com a alimentação, além de aumentar o seu bem-estar, também colaboram para  a prevenção da cárie.

Reduzir o consumo de alimentos com açúcares e ricos em carboidratos, evitam a formação dos ácidos que promovem a desmineralização inicial do dente.

Tão importante quanto a quantidade de açúcar ingerido é a frequência dessa ingestão. Principalmente com as crianças, a ingestão do açúcar deve ser feita, preferencialmente, após as refeições, seguida da escovação dos dentes.

Quanto mais tempo esse açúcar permanecer em contato com a superfície do dente, mais chances da placa bacteriana formar a cárie.

Cuidados redobrados com os bebês

Em bebês é necessário evitar a transmissão entre mãe/cuidadora de bactérias que podem causar a cárie. Para isso, pedimos para evitar assoprar a comida que será dada à criança, assim como não prová-la e dar direto a boca da criança.

Quanto mais tardia for a introdução do açúcar na alimentação do bebê menos riscos de formação de placa bacteriana cariogênica.

Tratamento de dente com cárie

Após o desenvolvimento da cárie no dente, o tratamento só pode ser realizado em consultório odontológico.

Nos casos em que houve apenas uma desmineralização superficial, o tratamento pode ser feito com fluorterapia e/ou aplicação de selantes.

Quando a cárie aumenta, comprometendo os tecidos mais profundos do dente (dentina e polpa), é necessário remover esse tecido infectado, e o tratamento pode ser a restauração dessa cavidade ou o tratamento de canal, caso tenha contaminado a polpa.

Tratamento em casos mais graves

Em casos mais graves, quando a cárie já comprometeu grande parte da estrutura do dente, pode ser necessário a exodontia do dente (extração).

Quanto mais rápido for o tratamento do dente com cárie profunda, mais chances de se preservar o máximo de estrutura dentária, evitando agravamentos como abscessos dentais e até a extração.

Prevenção da cárie

Uma boa higienização, controle na dieta alimentar e visitas periódicas ao consultório dentário para profilaxia e aplicação de flúor são os métodos mais efetivos para a prevenção de dente com cárie profunda.

Agende uma avaliação conosco, que mostraremos qual a melhor forma de higienizar o dentes e com que frequência devemos fazer isso todos os dias.