Canal em Dente de Leite: tratamento e como prevenir

O Tratamento de Canal em Dente de Leite (como são popularmente conhecidos os dentes decíduos) é indicado quando a polpa dentária é atingida pela doença cárie ou fica exposta ao meio bucal se o dente fratura por um trauma dentário.

Para contribuir com pais que buscam por informações sobre o Tratamento de Canal em dentes de leite, nós preparamos este artigo que esclarece como nascem os dentes, principais dúvidas sobre o Canal e o mais importante, como prevenir.

Como nascem os dentes?

Diferentemente do que muitos pensam, a estrutura dos dentes de leite começa a surgir ainda na vida intra-uterina bem antes do nascimento do bebê. Os primeiros brotos dentários surgem na mandíbula e têm sua formação completa durante o segundo mês de gestação. É durante o período de gestação que acontece a odontogênese — período de desenvolvimento do dente.

Depois do nascimento, o bebê passa um período sem que seja possível visualizar os dentes decíduos — quando a formação dos dentes será completada e ocorrerá uma movimentação em direção à cavidade bucal para que eles entrem em função.

Dentes Decíduos

Os dentes de leite são denominados tecnicamente de dentes decíduos, pois são em número de 10 em cada arcada totalizando 20 dentes. Em média, os dentes de leite começam a ficar visíveis por volta dos 6 meses e tem sua formação completa em média entre 24-30 meses.

Veja esquema a seguir com a cronologia média com respectiva nomenclatura dos grupos dentais.

Dentes Decíduos evolução

Dentes Decíduos

Dentes Permanentes

A Dentição permanente irá substituir os de leite a partir dos 6 anos com o surgimento do primeiro molar inferior. Um fato curioso é que o primeiro molar inferior não possui um antecessor decíduo. Por isso, os pais devem ficar atentos pois, estatisticamente, esse dente é o dente permanente mais é atingido por cárie.

Veja na ilustração como é o desenvolvimento de cada dente ao longo dos anos.

evolução dos dentes permanentes

Dúvidas sobre Dente de Leite com Cárie

Agora que foi possível entender como é o processo de desenvolvimento dos dentes, entenda como surgem as cáries e o quão prejudicial elas podem ser aos dentes de leite.

O que é a cárie dental?

A cárie dentária é uma doença infecciosa, transmissível, multifatorial e que resulta de uma combinação de quatro fatores primordiais: dentes suscetíveis, micro-organismos, dieta e tempo.

Qual é a relação da Dieta com a Cárie?

Uma dieta rica em açúcares e com alimentos e bebidas processados industrialmente provavelmente aumentará o risco de cárie na criança. Da mesma forma, alimentos pegajosos que ficam aderidos as superfícies dentárias por muito tempo apresentam mais riscos.

As bactérias mais envolvidas no processo de cárie pertencem ao grupo dos Streptococcus mutans e os lactobacilos e o seu nível de presença na cavidade oral está relacionada intimamente com um dieta rica em carboidratos (açúcares).

Por que a cárie atinge os dentes de leite?

Os dentes de leite são mais suscetíveis à cárie dental, pois, sua mineralização total ocorre nos dois primeiros anos após eles terem irrompidos na boca.

A anatomia dos dentes também colabora para a incidência da doença cárie. Dentes molares têm a presença de sulcos e fóssulas que retém mais os alimentos, ao contrário dos dentes anteriores que tem sua superfície mais lisa.

Qual é o papel da saliva contra as cáries?

A saliva também desempenha papel primordial no controle do aparecimento da cárie. Ela tem uma função importante na lavagem dos restos alimentares aderidos nas superfícies dentárias e na neutralização dos ácidos produzidos pelas bactérias na digestão dos carboidratos.

Cárie em dente de leite tem tratamento?

A certeza de que os dentes de leite irão cair faz com que muitos pais acreditem que não há necessidade em levar a criança ao dentista para realizar o tratamento. No entanto, é importante que o acompanhamento odontológico comece antes mesmo do surgimento do problema dental para garantir uma boa saúde bucal logo cedo.

O período imediatamente após a erupção dental e anterior a maturação final do esmalte dentário é o mais suscetível às lesões de cárie. Assim em muitas crianças, a combinação de dentes imaturos, dieta cariogênica rica em açúcares e micro-organismos cariogênicos podem propiciar um alto risco de cárie.

Respondendo à pergunta: Sim, há tratamento e ele é fundamental para sanar a dor de dente e eliminar as cáries.

O que acontece se não tratar a cárie em dente de leite?

Os dentes de leite precedem os permanentes e devem ser saudáveis para que não haja problemas futuros.

Quando há presença de cáries, não tratar pode ocasionar:

  • perda de estrutura dental que pode afetar o posicionamento dos dentes de leite, que serão os futuros guias de erupção para os dentes permanentes;
  • mudanças dos formatos dos dentes que alteram a função levando a problemas mastigatórios e de fala.
  • a cárie pode atingir a polpa dentária e infeccionar, o que prejudica a formação dos dentes permanentes que estão localizados sob os dentes de leite;
  • impedir o correto surgimento dos dentes permanentes.

O dente de leite com cárie precisa ser tratado o mais rápido possível. Isso evitará um tratamento mais invasivo e traumático para a criança, evita um possível comprometimento na formação da dentição permanente, evita problemas ortodônticos, fonéticos e infecções de origem dental que podem comprometer a saúde geral da criança.

Como Prevenir o Canal em Dente de Leite

É preciso investir em prevenção para que os dentes de leite possam ser saudáveis. Embora alguns fatores que vão além da boa higiene bucal também sejam responsáveis pelo surgimento das cáries, é possível prevenir o problema dental com as dicas a seguir.

Ir ao Dentista Periodicamente

O acompanhamento do dentista é um dos métodos mais eficientes de prevenção às cáries e aos tratamentos mais agressivos. Mesmo quando a criança está com apenas os dentes de leite é de suma importância que ela vá ao consultório odontológico.

Higienização dos Dentes Decíduos

A higienização dos dentes evita problemas bucais nos bebês e crianças. No entanto, cada fase da vida exige cuidados diferentes.

Cuidados com os dentes dos bebês

Mesmo antes do aparecimento dos primeiros dentinhos é importante a higienização da boca do bebê, após cada amamentação. Com o uso de uma gaze ou uma fralda umedecida, a mãe, pai ou responsável deve limpar suavemente as superfícies da bochecha, gengivas, lábios e língua, removendo o acúmulo do leite.

Já com o surgimento dos primeiros dentes de leite, eles devem devem ser incluídos nessa limpeza com gaze umedecida.

Como cuidar dos Dentes de leites das crianças

Geralmente, a partir dos 2 anos de idade a criança já pode ter a boca higienizada com escova dental e uma mínima quantidade de creme dental ( quantidade comparada a um grão de arroz). Com o amadurecimento motor e intelectual da criança, a quantidade de creme dental pode aumentar. Mas lembre-se de sempre colocar o mínimo possível.

Depois de entender melhor sobre os dentes de leite e sobre a importância da prevenção e do tratamento precoce dos problemas dentários, agende já uma consulta com a W Odonto!

Fonte: Manual de Odontopediatria. Antonio Carlos Guedes Pinto e Myaki Issáo. 11° Edição. Editora Santos.

VOLTAR

Compartilhe essa notícia

ENVIAR SOLICITAÇÃO DE CONSULTA